top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniela Neder | CRO 9794

Sorriso bonito demanda planejamento e habilidade profissional

Construir um sorriso bonito é como construir uma casa: não adianta gastar uma fortuna com mobília e decoração se o piso está afundando e as paredes estão caindo. Ou seja, não adianta buscar tratamentos estéticos se a base estrutural dos dentes não está saudável e segura, ou se o alinhamento dos dentes e a mordida não estão corretos. Por isso, sempre explico aos pacientes que o planejamento é essencial para um resultado satisfatório e o profissional que vai executá-lo também precisa combinar diversas habilidades.


Digo isso porque de tempos em tempos recebo no consultório pacientes que querem investir na beleza do sorriso e já chegam decididos por um tratamento porque um conhecido fez ou viu o resultado de algum famoso. Porém, sempre gosto de conversar e explicar que cada caso é único e precisa ser avaliado com calma para traçarmos um planejamento personalizado que vai garantir a saúde bucal e o melhor resultado estético possível com maior durabilidade.

Implantes, próteses ou correções ortodônticas


A partir da primeira avaliação no consultório, pequenos problemas como cáries, inflamações ou gengivites devem ser solucionadas. O próximo passo dentro do planejamento é avaliar casos em que percebemos que os dentes não têm força o suficiente para uma mastigação adequada, sejam quais forem as causas, como falta de dentes, precariedade de próteses ou ainda o desgaste por bruxismo. Para esses problemas, temos algumas opções de tratamento como os implantes ou próteses, que devem ser feitos por profissionais capacitados.


Caso haja alguma necessidade de corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares, o ortodontista entra em cena para somar com o planejamento para melhorar o sorrigo do paciente de maneira completa. Alguns problemas solucionados por ele podem ser o alinhamento dos dentes, sobremordida, mordida cruzada ou cruzada anterior, mordida aberta, desvio de linha mediana, diastema e apinhamento (muitos dentes para serem acomodados na arcada dentária).


Correções estéticas


Após as correções na estrutura e na posição dos dentes, passamos para a parte estética, onde alguns tratamentos prévios podem ser necessários, como a plástica gengival, bichectomia, clareamento, etc. Caso tudo corra bem nessa fase, aí sim iniciamos o planejamento para a colocação de facetas ou lentes de contato dentais. Esse é o último processo na construção de um belo sorriso e talvez seja o que demanda mais tempo e paciência, pois a fabricação das lâminas é super personalizada e artesanal. Após simulações de cor e formatos feitos no consultório, profissional e paciente definem a aparência final e a técnica para colocação das lâminas.


O resultado de qualidade e a durabilidade das facetas e lentes dependem do bom planejamento. Cada caso precisa de estudo e estratégias, além da habilidade do profissional para executar com maestria. No consultório sou muito exigente e trabalho com uma equipe altamente comprometida e qualificada, além de parceiros sérios para a confecção das lâminas que também primam pela excelência. O resultado não pode ser outro: satisfação total dos pacientes e casos que me deixam ainda mais apaixonada pelo meu trabalho.


17 visualizações0 comentário
bottom of page